Uma Surpresa para Benjamin

Grupo / CIA: Circo Matutagem

Duração: 44 minutos

Linguagem: Circo

Estado de Origem: Pará

Sinopse:

Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, nasceu em 1870 e no ano de 2021, o Circo Matutagem presta uma homenagem a esse artista, que é também o criador do Circo-Teatro (gênero teatral genuinamente brasileiro). “”Uma Surpresa para Benjamin”” é a realização do sonho da palhaça Marcelita e dos palhaços, Bolonhesa e Rubervaldo, e se sonhos existem para serem realizados, seguimos na intenção de inspirar para realizar os de outras pessoas também!!
Entre arrumar o pequeno picadeiro, decorar o circo de quintal e ensaiar as músicas festivas, eles relembram estórias circenses e de grandes mestres palhaços. Herdeiros de uma tradição cômica, os três palhaços prestam uma homenagem ao circo-teatro no embalo de um festejo caloroso.

Ficha Técnica

Direção: Ruber Sarmento
Palhaça Marcelita: Ana Marceliano
Palhaço Bolonhesa: Rodolpho Sanchez.
Palhaço Rubervaldo: Ruber Sarmento
Vídeo e Edição: André Mardock e Marcelo Silva
Áudio: Rafael Café
Figurino: Rafaela Silva
Fotografia: Diego Leal
Técnica: Paulo Ricardo
Participação especial: Wildson França, Palhaço Will Will como Benjamin

Nome e histórico do grupo:

O grupo Circo Matutagem é atuante na área da comicidade desde 2018 na cidade de Belém. Trabalhando com a responsabilidade de salvaguardar o palhaço clássico popular de Circo e lona, através de seus espetáculos e montagens cênicas, também traz em seu cerne a essência da ‘‘Matutagem’’, quadro cômico do Teatro de Pássaro Junino que é uma manifestação popular local.
No ano de 2018 o grupo integrou a 1° Residência Artística do Circo do Asfalto, grupo de referência em Circo e Palhaçaria Nacional, com o espetáculo ‘‘Tomara que não chova’’ e oficina de ‘‘Pássaro Junino’’ em Santo André – SP. No ano de 2020 apresentou na 2° Mostra de Teatro Nilza Maria o espetáculo de bufonaria ‘‘Ce Deus Eco Nois’’, no mesmo ano foi disponibilizado nas mídias o material audiovisual ‘‘Zé e Darcy Oficial’’ através do prêmio Embalando Arte na Rede da FUMBEL. No ano de 2021 o grupo disponibilizou no formato de audiovisual o projeto ‘‘Que graça que a graça tem? ’’, resultado do prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura FCP 2020 e o vídeo ‘‘Cenas Clássicas’’ contemplado pelo edital cultural de Relatos Culturais da FUMBEL 2021, este mesmo espetáculo em vídeo participou do PAN – Potência das Artes do Norte 2021, no mesmo ano, contemplado pelo Edital de Teatro da lei Aldir Blanc Pará 2020, o grupo produziu seu mais recente espetáculo ‘‘Uma Surpresa para Benjamin’’, que teve de ser exibido em formato online por conta da COVID-19.

Currículo Resumido do Diretor:
Ator formado pelo curso técnico em Teatro – ETDUFPA, professor graduado do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Pesquisa e desenvolve conteúdos que tenham relação com o cômico desde o ano de 2013, tendo um aprofundamento na menor máscara do mundo, o nariz do palhaço. É um dos fundadores do Coletivo Imundas de Teatro, que surgiu no ano de 2017, onde participou ativamente como atuante, integrando o espetáculo ‘‘Animalismo – A Nova Ordem Mundial’‘ e ‘‘I (Mundo) Ubu’‘, sendo o segundo espetáculo premiado pelo Edital Pauta Livre – Seiva, Fundação Cultural do Pará. Participou da criação do espetáculo ‘‘Guerra ao Horror’’, pelo grupo de Teatro Variete, tendo apresentações contempladas pelos Editais: 1° Mostra de Teatro Nilza Maria, Pauta Livre 2019, ambos da fundação Cultural do Pará, também com este espetáculo integrou a programação do Festival Palco no Asfalto 2019 da Companhia Circo do Asfalto de São Bernardo – SP. Fez parte da composição da primeira Residência Artística do Circo do Asfalto, no ano de 2018, onde ministrou oficina de Comicidade Popular e executou o espetáculo de Palhaçaria ‘‘Tomara que não chova’’, pela companhia Circo Matutagem. Teve formação com Ésio Magalhães (Barracão Teatro – SP), Aziz Gual (MEX), Avner Eisenberg (EUA), Junior Santos (SB), Fernando Sampaio (Lá Minima – SP), Felipe Terres/Cia dos Palhaços (PR), Márcio Douglas (SP), Glaucy Fragoso (RJ) e Fernando Chacovachi (ARG).